Vaticano e pedofilia? Uma bomba para o Google
19.07.2010

Este sábado quem procurou a palavra “Vaticano” através do google.com deparou-se com um primeiro resultado que o levava a uma página com conteúdos pedófilos “pedofilo.com”.

Este fenómeno tem uma explicação e chama-se “Google Bomb”.
A morada para a qual o utilizador era redireccionado está registada em nome de uma companhia mexicana “Guionbajo” que tem a sua base em Monterey Nuevo León no México.

Este “ataque” veio poucos dias depois de o Vaticano ter anunciado as regras pelas quais vai lidar com os casos de pedofilia na igreja.

Quando contactado pela agência de notícias ANSA, o porta-voz da Google em Itália disse que ainda não é clara a causa do problema: “Não posso confirmar se é um ataque porque ainda não recebi informação mais precisa dos engenheiros americanos para perceber melhor a natureza do problema”.

No entanto esta situação não é única, o fenómeno é conhecido na internet de “Google Bomb” e é uma maneira de “enganar” o Google, provocando um “equívoco” temporário nos resultados.
Neste caso, alguém com bons conhecimentos de optimização para motores de busca.

A “Google Bomb” ficou mais conhecida, quando em 2003 as palavras "miserable failure" (falhanço miserável) ficou associada à biografia na Wikipédia do então presidente americano George W. Bush. Desde então já tentaram associar estas palavras a Hillary Clinton, Jimmy Carter e Michael Moore.
http://www.ionline.pt/