Fertilidade

Análise do sangue permite prever idade da menopausa

por Marta F. Reis
28.06.2010

Investigador iraniano anuncia novo cálculo da fertilidade

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas Shahid Beheshit, em Teerã, dizem ter desenvolvido um método capaz de prever a idade de menopausa logo a partir dos 20 anos. A ferramenta vai ser apresentada hoje no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Roma, numa altura em que a maternidade se torna uma equação complicada: como cada vez se é mãe mais tarde, aumentaram as surpresas e dificuldades na hora de engravidar.

Ramezani Tehrani, coordenadora do estudo, acredita que a nova ferramenta é uma forma muito mais "realista" de prever a menopausa do que a tradicional barreira dos 45/50 anos.

O estudo

A equipe aproveitou os dados de 266 participantes num estudo nacional sobre glucose e lípidos - que desde 98 estão a ser acompanhadas com análises periódicas ao sangue - para tentar perceber se existia algum padrão nos níveis da Hormona Anti-Mulleriana (HAM) no conjunto de mulheres que durante o projecto acabou por entrar na menopausa, ao todo 63.

A hormona HAM controla o desenvolvimento de folículos nos ovários e tem vindo a ser apontada como um bom indicador de fertilidade. Faltava, contudo, encontrar uma forma prática de a utilizar como ferramenta preditiva. Numa nota do encontro em Roma, Tehrani explica que foi possível desenvolver um método estatístico capaz de revelar a idade prevista da menopausa consoante os níveis de HAM no sangue em determinada faixa etária.

"Por exemplo, se uma mulher de 20 anos tiver uma concentração de HAM de 2,8 nanogramas por mililitro de sangue, estimamos que vai atingir a menopausa entre os 35 e os 38 anos", sublinha a investigadora. A tabela de conclusões revela vários valores capazes de projectar a menopausa: numa análise feita aos 20 anos, 4,1 ng/ml indiciam uma menopausa precoce; já quem aos 25 anos apresente níveis de 3,8 ng/ml pode ficar mais descansada: a fertilidade deverá prolongar-se para lá dos 50 anos.

"Que tenhamos conhecimento, esta é a primeira previsão da idade da menopausa que partiu de um estudo populacional. Achamos que estas estimativas serão suficientes para entrar na prática médica, de modo a ajudar as mulheres no planeamento familiar", afirma Tehrani.

É uma ajuda preciosa em face das tendências da maternidade nos países desenvolvidos, onde adiar a maternidade nem sempre é compatível com o facto conhecido de que a fertilidade é limitada. Quando uma mulher nasce, tem um a dois milhões de folículos imaturos, que darão mais tarde origem a óvulos e poderão ser fecundados.

Destes, apenas 400 mil sobrevivem à puberdade e cerca de 400 poderão efectivamente dar origem a um filho. Isto pelo método natural, já que a procura tem vindo a subir muito no que diz respeito a procriação medicamente assistida. al nos países desenvolvidos. No
www.ionline.pt