Romenia

Corpo do ditador Ceausescu
exumado para testes de DNA


por Agência Lusa
21.07.2010

Os corpos do ditador romeno Nicolae Ceausescu e da mulher Elena foram hoje exumados de um cemitério de Bucareste para verificar e confirmar a identidade através de testes de DNA, mais de 20 anos depois da sua execução.

Estas exumações foram feitas a pedido do único filho vivo do casal, Valentin Ceausescu, e do genro do antigo ditador, Mircea Oprean.
Valentin e Mircea exigem há anos que o Ministério da Defesa faça testes de DNA (ácido desoxirribonucleico) por duvidarem que os restos enterrados no cemitério de Ghencea, longe do centro de Bucareste, sejam os de Nicolae e Elena Ceausescu.

Após a sua execução em 1989 e com receio de que os túmulos fossem vandalizados, as autoridades romenas enterraram durante a noite o casal Ceausescu, após a sua execução em 89, sob cruzes com nomes falsos, de acordo com testemunhas, o que suscitou as dúvidas de alguns familiares.

«Tendo a pensar que os restos são os dos meus sogros, mas não posso ter 100 por cento de certeza enquanto não forem efetuados testes ao DNA», declarou Oprean aos jornalistas presentes no cemitério, após a exumação dos cadáveres. O resultado destes testes poderá demorar meses.
«Vi os corpos. Reconheci o casaco do meu sogro. Tinha buracos, tal como as calças», acrescentou Oprean, marido de Zoia, a filha já falecida dos Ceausescu, confirmando que as marcas na roupa tinha sido feitas por balas.

Depois de retiradas as amostras de tecidos necessárias para os testes de DNA, os corpos foram novamente enterrados.
Caso os restos mortais não sejam os de Ceausescu, o genro do ditador romeno sublinhou que levará o Estado romeno à justiça.

Nicolae Ceausescu dirigiu a Romenia com mão de ferro de 1965 a 1989.
Na sequência de manifestações de rua reprimidas com violência, em meados de dezembro em Timisoara (oeste) e depois em Bucareste, o antigo «conducator» fugiu de helicóptero a 22 de dezembro de 1989.
Detidos algumas horas mais tarde, os Ceausescu foram julgados num processo sumário numa caserna em Targoviste (a leste de Bucareste), à porta fechada. Em seguida, foram fuzilados.

Todos os anos, um punhado de nostálgicos do antigo regime comemora a morte de Nicolae Ceausescu junto do seu túmulo. Numerosos turistas visitam a sepultura de um dos ditadores mais famosos da Europa.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

http://www.ionline.pt/