Didática

Pequenos grandes truques

por Laurinda Alves
18.12.2009

O "New York Times" publicou recentemente um artigo sobre uma ideia muito simples de um professor norte-americano para captar a atenção dos alunos e melhorar o seu desempenho dentro da sala de aula.

Bem Garvin, o professor em questão, passou a ter alunos mais bem-comportados e impecavelmente sentados a partir do momento em que decidiu alterar as cadeiras e secretárias. Em vez de as mudar de posição, como fazem muitos colegas seus, optou por fazê-las crescer em tamanho.

Como? Aumentando as pernas de umas e outras para o dobro da altura-padrão, de forma a dar a sensação aos alunos de que podem estar de pé dentro da sala de aulas. Parece demasiado simples mas é a realidade. Ao criar a ilusão de estarem de pé, ombro com ombro, Bem Garvin conseguiu que os seus alunos deixassem de andar de um lado para o outro e com isso neutralizou a habitual agitação dentro do perímetro da sala de aulas.

Chamadas standing desks, estas secretárias e respectivas cadeiras estão a ser replicadas noutras escolas com resultados muito positivos. É curioso perceber como uma alteração tão simples pode ter um impacto tão radical e transformar até o processo de ensino e aprendizagem. Aqui fica a ideia, just in case.
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