Itália ataca a máfia calabresa

Operação em grande escala detém patriarca do crime

por Renato Lopes
14.07. 2010

Domenico Oppedisano foi detido juntamente com 300 mafiosos. A 'Ndrangheta’ é a mais violenta máfia italiana

Domenico Oppedisano, de 80 anos, foi detido ontem numa pequena aldeia costeira em Calábria durante uma mega-operação levada a cabo pelas autoridades italianas. A operação The Crime, ainda em curso, está a tentar cumprir entre 200 e 300 ordens de captura emitidas contra mafiosos por toda a Itália. Entre as acusações estão crimes de assassinato, lavagem de dinheiro, chantagem, e posse e tráfico de armas e drogas.

Entre os mafiosos detidos estava Oppedisano, que a polícia acredita ser o chefe da 'Ndrangheta. O homem de 80 anos terá sido nomeado para o cargo de "capocrimine, um chefe criminal, em agosto de 2009, depois de um acordo alcançado pelos clãs calabreses, durante um casamento dos filhos dos chefes mafiosos. A 'Ndrangheta é considerada a maior e mais violenta máfia italiana, ultrapassando as rivais Camorra (região de Nápoles), a Cosa Nostra (Sicília) e a de menor dimensão, Sacra Corona Unita (Apúlia, sudeste de Itália).

A operação The Crime surge depois de uma série de homicídos de uma guerra entre máfias causada pela tentativa falhada do ramo norte da 'Ndrangheta - o braço económico da organização - se separar do centro de operações original, no sul do país, e tentar obter o poder total sobre a organização. Esta é a maior operação em grande escala no país desde 95, contando com três mil agentes italianos, da polícia italiana e dos Carabinieri, um corpo militarizado.

Além das detenções, os investigadores desvendaram inúmeras actividades ilícitas da organização criminal na região Sul da Calábria e obtiveram algumas informações que descrevem como a organização operava e como geria os seus negócios. Estas informações serão úteis para compreender e identificar o modus operandi das restantes famílias em Itália. Foram também confiscados bens no valor de 330 milhões de euros e estima-se que o volume de negócios da organização criminosa terá chegado ao patamar dos 44 milhões de euros.

Outras informações apontam para infiltrações no norte do país, mais concretamente para a região de Lombardia, onde, para além dos contactos internacionais, se considera que a 'Ndrangheta estivesse a estabelecer contactos económicos. Um deles foi o empresário detido em Milão, Gioacchino Campolo - conhecido como o rei do póquer -, que foi identificado como sendo um dos gerentes da organização.

A maior parte dos contactos terá sido também principalmente no sector da saúde, como comprova a detenção de um oficial de saúde pública da cidade de Pavia. Foram ainda capturados outros 160 indivíduos, alegadamente com ligações à 'Ndrangheta.

Numa declaração à imprensa, o primeiro-ministro italiano, Roberto Maroni, elogiou a operação: "É certamente a operação mais importante contra a 'Ndrangheta nos últimos anos. É um tiro no coração do sistema criminoso sob o ponto de vista económico e logístico", disse.
http://www.ionline.pt