Reino Unido

Strippers britânicos nervosos

A “indústria” do striptease no Reino Unido espera perder 15 mil postos de trabalho se os planos para alterar a lei das licenças forem concretizados.

Um novo projecto de lei, que poderá ser aprovado pelo parlamento britânico nos próximos meses, prevê que a classificação dos clubes de striptease seja a de “estabelecimentos de encontros sexuais”, fazendo com que suba consideravelmente o preço de uma licença para gerir aqueles estabelecimentos.

Hoje, a licença para abrir uma casa de striptease custa tanto como abrir um restaurante ou bar.

Os donos das salas de “strip” estão neste momento a intensificar os seus apelos para impedir mudanças na legislação que, caso venha mesmo a concretizar-se, irá afectar aquele sector e pode levar a muitos despedimentos. Consideram que os (as) bailarinos não devem ser postos na mesma categoria de “trabalhadores sexuais”.

...

O que podemos aprender com as biografias de strippers

por Luís Leal Miranda
22.06.2009

Depois de Diablo Cody, ex-stripper, ter ganho um Oscar para melhor argumento, as expectativas à volta das capacidades literárias das profissionais do varão aumentaram. A revista "Slate" leu algumas biografias de strippers e encontrou muitos pontos em comum

A nossa heroína é sempre a última pessoa que imaginávamos no palco de um bar de strip. Educada, sensível e boa mãe de família.

- Da primeira vez que se despiu, foi a coisa mais natural do mundo

- A protagonista é diferente de todas as outras strippers: flácidas, drogadas, mais velhas.

- Às tantas percebemos que a stripper é uma antropóloga disfarçada, tal a intensidade da prosa.

- A nossa heroína tem limites, ao contrário das colegas. Há muita coisa que ela se recusa a fazer graças ao seu código de honra.

- Ao longo do livro vão haver muitos parágrafos dedicados à descrição de manicure, pedicure, roupa de stripper e maquilhagem.

- A autora faz questão de sublinhar que o que nos está a contar é segredo. Ao lermos o seu livro, estamos pela primeira vez a entrar num mundo onde nunca ninguém entrou.
www.ionline.pt/