Música

U2: os mais bem pagos do mundo

por Vanda Marques
19.07.2010

O grupo de Bono lidera a lista da "Forbes". Madonna desceu do 1.º lugar para o 8.º e ficou atrás de Lady Gaga

Para que servem as listas da "Forbes"?
Hipótese A: incitar aos downloads ilegais de música.
Hipótese B: ajudar a indústria discográfica a medir a pulsação do negócio.
Hipótese C: satisfazer a curiosidade do comum dos mortais que nunca vai ver sequer meio milhão.

Aceita-se sugestões. Mas vamos apostar na C. A revista norte-americana revelou esta semana quem são os músicos mais bem pagos de 2010. Os vencedores são os U2. Confira aqui os lucros do top 10 da "Forbes".

U2 - 101 milhões
A digressão de 2009 foi um sucesso. Só em receitas de bilheteira fizeram 241 milhões de euros. Some-se vendas de merchandise, presença constante nas playlists das rádios, álbuns antigos que continuam a facturar, subtraia-se as despesas e chega-se ao número mágico: 101 milhões de euros.

AC/DC - 88 milhões
Quem disse que o heavy metal não está na moda? Os velhinhos AC/DC andam nisto desde 1973 e provam que estão para ficar. A digressão com 99 paragens (incluindo Portugal) rendeu-lhes mais de 1,5 milhões de euros por noite.

Beyoncé Knowles - 67 milhões
A ex-Destiny Child há muito que é a senhora da Pop. Beyoncé tem vários contratos de publicidade, da Nintendo à L'Oréal. Além da digressão mundial, que rendeu 66 milhões de euros (brutos, sem pagar contas e afins), a marca de roupa da cantora, House of Dereon, rende mais uns milhões.

Bruce Springsteen - 54 milhões

The Boss tem a estratégia ideal para o sucesso: digressão mundial (129 milhões de euros), clássicos a rodar nas rádios e uma lista de êxitos que continua a levar fãs a comprar álbuns.

Britney Spears - 50 milhões
Um divórcio polémico, ataques de fúria nos jornais. Britney passou por tempos difíceis, mas está de volta. Campanhas publicitárias, com Elizabeth Arden ou Candie's e uma tournée com 98 concertos colocam-na na lista da "Forbes".

Jay-Z - 48 milhões

Álbum novo, conta recheada. O rei do hip-hop, marido de Beyoncé, é um empresário de sucesso: digressão a render quase um milhão por concerto, uma cadeia de bares e um espectáculo na Broadway. Bem jogado, Jay-Z. Mas continuas a ganhar menos que a tua mulher.

Lady Gaga - 47,9 milhões
A excêntrica cantora é a grande surpresa deste ano. É a primeira vez que entra na lista dos artistas mais ricos e vai directamente para o 7.o lugar graças à digressão, aos videoclips polémicos e a uma imagem que vende.

Madonna - 45 milhões
Caiu do 1.o para o 8.o lugar em apenas um ano. Madonna, de 52 anos, teve a quarta digressão mais rentável de 2009, vendas razoáveis e um episódio de "Glee" a tocar muitos dos seus temas que deram frutos. Mas Madonna pensa que para o ano será melhor.

Kenny Chesney - 39 milhões
O rei do country distancia-se de todos os músicos do seu género. 54 milhões de euros em concertos, campanhas publicitárias com a MasterCard e Corona são o segredo.

Black Eyed Peas e Coldplay - 37 milhões
Um empate técnico põe lado a lado a banda da Selecção Nacional, os Black Eyed Peas, e o grupo britânico. Os primeiros desdobraram-se em contratos publicitários e concertos. Os Coldplay ainda estão a colher os frutos do álbum "Viva la Vida".
http://www.ionline.pt/