Projeto Software Livre na escola em Portugal

Por Gustavo Freitas *

Tive acesso a um CD do Projeto “Software Livre na Escola”, um projeto do governo de Portugal que pode, e deve, ser copiado pelo governo e organizações não governamentais do Brasil, para fomentar o acesso das crianças na escola a software livre, criando dessa forma uma nova sociedade que não está com a mente enraigada em software proprietário.
O projeto é gerido pelo Ministério da Educação de Portugal e embasado em uma lei federal e tem por objetivo divulgar e capacitar as crianças a utilizar software livre.

Nada forçado ou imposto, mas sim uma iniciativa que demonstra a seriedade e comprometimento de um governo com a formação de seu povo, o que infelizmente no Brasil fica apenas em discursos (oficialmente o Brasil apóia o software livre, mas pelos números crescentes da pirataria de software no nosso país o governo já deveria ter tomada uma atitude no mínimo parecida com Portugal, educar as crianças no software livre para que eles cresçam sabendo manusear essas ferramentas úteis a cidadania).

Conteúdo do CD
Claro que o projeto é grandioso e merece todo tipo de elogios, mas vou focar no CD que é oferecido para download no site. Para baixá-lo basta clicar http://softlivre.crie.min-edu.pt/ (você ainda tem a opção de baixar a capa e contra capa do CD). Segue abaixo alguns softwares que estão presentes no CD.

OpenOffice.org
Firefox
Thunderbird
Sunbird
Pidgin
Gimp
Blender
ClamWin
Cobian Backup
Celestia
Modellus

Considero essa ação do governo português como louvável e um exemplo a ser seguido pelo governo brasileiro, não adianta apenas criar programas que incentivem os fabricantes a oferecer hardware barato com software livre instalado, precisa formar pessoas que saibam lidar com esses softwares que podem, e devem, substituir os softwares proprietários, do contrário a pirataria de software continuará crescendo no país (não estou defendendo aqui as companhias donas do software proprietário, mas sim o consumidor, que muitas vezes se sente constrangido em ter de utilizar um software “pirata”, por desconhecer softwares excelentes e gratuitos), e com o incentivo do governo.

* Gustavo Freitas é profissional de Tecnologia da Informação
http://www.gfsolucoes.net