Faculdade de Psicologia de Coimbra entre as melhores da Europa
05.11. 2009

Universidade de Coimbra (UC) é a única portuguesa representada no 'ranking' do Centro de Desenvolvimento Universitário, uma instituição independente alemã, sendo destacada a sua área da Psicologia.

Segundo um comunicado da UC, o CHE - Excelence Ranking "permite fazer uma comparação das melhores instituições universitárias e centros de investigação na Europa, sendo particularmente dirigido a futuros estudantes de mestrado e doutoramento".

"São pouco mais de 100 instituições de Ensino Superior que oferecem, na Europa, excelentes perspectivas para estudantes de mestrado e de doutoramento e que integram o Grupo de Excelência do CHE - Excellence Ranking, publicado pelo semanário alemão 'Die Zeit', lê-se no comunicado do Gabinete de Comunicação e Identidade da UC.

A nota adianta que "este ano, apenas uma universidade portuguesa está representada nesta listagem, a Universidade de Coimbra, em cuja área de Psicologia são destacados a relevância científica, a orientação internacional e a mobilidade de docentes e alunos".

A directora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), Luísa Morgado, disse à agência Lusa que o CHE escolheu avaliar o mestrado integrado em Psicologia ministrado na instituição e que este foi o único avaliado na UC e no país.

Em três critérios do 'ranking', este mestrado integrado atingiu os níveis de excelência, nomeadamente no número de publicações ou citações e orientações internacionais, na existência do mestrado Erasmus Mundus e na mobilidade do corpo docente e discente, adiantou Luísa Morgado.

"É uma grande distinção para a Faculdade figurar num 'ranking' de excelência europeu", afirmou a directora da FPCEUC, referindo que existem 39 cursos de licenciatura e mestrado integrado em Psicologia no país.

De acordo com o comunicado, o 'ranking' realça "o trabalho levado a cabo pela FPCEUC, particularmente o grande número de citações em revistas científicas, a mobilidade de docentes e alunos e a integração no programa Erasmus Mundus do Mestrado em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos - o único mestrado em Psicologia dos 57 mestrados apoiados por este programa, e que oferece diploma duplo por duas universidades europeias".

A disciplina de Psicologia começou a ser ensinada na Universidade de Coimbra em 1911, embora só em 1976, com a consciencialização das necessidades sentidas pela sociedade neste domínio, tenha sido criado o Curso Superior de Psicologia.
"Em 1980, com a afirmação da Psicologia enquanto ciência, foi criada a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, que, apesar de relativamente recente, é já uma referência no campo da pedagogia em Portugal", adianta a nota.

"Recentemente, o 'ranking' elaborado por outro conceituado jornal, o britânico 'The Times', apresentava como único representante do sistema de Ensino Superior português a Universidade de Coimbra, situando-a entre as 400 melhores universidades mundiais e as 200 melhores europeias", recorda.

...

Universidades espanholas não são
as melhores no ranking da
investigação científica mundial
02.11. 2009

A Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, foi considerada a melhor universidade espanhola a nível de trabalhos científicos publicados com impacto internacional, segundo um ranking mundial que designa as 2 mil melhores instituições de investigação científica.

Ainda assim, nenhuma espanhola está entre as melhores a nível europeu e 17 situam-se abaixo da média mundial, apontou um dos autores, do grupo de investigação SCImago, ao diário "El País".

A segunda instituição de ensino superior cujos artigos científicos têm mais impacto a nível internacional, que é medido através do número de vezes que artigos publicados em revistas científicas prestigiadas são citados, é a Universidade de Barcelona, que publicou 12.517 artigos entre 2003 e 2007. No ranking, as universidade catalãs foram as que conseguiram obter melhor classificação.

A listagem foi elaborada pelo grupo de investigação SCImago, pelo Conselho Superior de Investigação Científica espanhola e várias universidades do país. Os autores seleccionaram 2 mil instituições de investigação com mais e melhores resultados no mundo e analisaram trabalhos publicados em 17 mil revistas entre 2003 e 2007.

http://www.ionline.pt