O pintor dos milionários russos conquistou Hollywood
por Nuno Castro
05.05. 2010

A crise levou Nikas Safronov a esquecer os oligarcas de Moscou para pintar Madonna ou Nicole Kidman. Fidel Castro é o próximo alvo

Até há bem pouco tempo, os oligarcas russos eram os seus melhores clientes. Mas a crise económica obrigou os milionários nascidos nas ruínas da União Soviética a fechar a torneira: "Eles agora regateiam. Comecei a viajar mais e a vender a outras pessoas, criei a minha fama. Vivo bem como antes", conta ao "El Mundo" Nikas Safronov.

O pintor russo, conhecido por retratar a corte do Kremlin e todos os capitalistas com muitos rublos na conta bancária, virou-se para outro mercado - geográfico e social. Em vez do ex-presidente Vladimir Putin transformado em Napoleão, passou a desenhar Nicole Kidman com um vestido de época e chapéu vintage ou Madonna com asas de borboleta e cintura de vespa.

Já vamos à explicação para tão bizarros retratos, porque em primeiro lugar para Safronov estão os honorários. Pintores sem dinheiro para comer? Isso era dantes - ou, se calhar, nunca passou de um mito: "Essa história de que os pintores devem ser pobres como Van Gogh é um conto. Ele não era pobre. O irmão, um homem de negócios, tinha muito dinheiro e emprestava-lhe muitas vezes, mas ele gastava tudo em meninas de conduta duvidosa e bebida", diz o retratista que por um quadro pode cobrar entre 40 e 50 mil euros, mas já recebeu um Ferrari do sultão do Brunei - "troquei-o logo por dinheiro, embora abaixo do valor de mercado", lamenta-se, mostrando que o espírito capitalista dos homens que pinta também lhe corre nas veias.

Lugar na história
Apresentado o capitalista (com ares de selvagem), é a vez do artista. Nikas Safronov nasceu na cidade russa de Ulianovsk, fez o serviço militar na Estónia, estudou numa escola de arte na Lituânia e chegou a Moscou aos 27 anos. Cedo percebeu que o Kremlin não era grande admirador das suas pinturas eróticas. Não cedeu (logo) aos rublos e continuou a insistir em criações seminuas.

A perestroika encarregou-se de abrir as mentalidades russas, mas nessa altura já Safronov estava a construir a sua reputação de pintor da corte. A sua nobreza inspiradora eram Mikhail Gorbachev (que vestiu de Joana d'Arc), Vladimir Putin e a oligarquia da cidade.

O resto é história: a crise obrigou-o a expandir-se. Desde então Madonna, Sean Connery, Bill Clinton, George W. Bush, Al Pacino, Sting ou Dustin Hoffman já passaram pela sua tela. Fidel Castro é o próximo alvo. A sua visão muito particular de cada um tem um nome: "Dream Vision. Sou um pintor simbolista místico e o que faço consiste em imagens nebulosas, que tentam captar o momento em que ainda te lembras do sonho". É bom que decore porque a técnica pode fazer escola: "É possível que fique na História da Arte."
http://www.ionline.pt/