"Prima-ballerina" Marina Semenova morreu aos 102 anos
09.06.2010


A bailarina russa Marina Semenova, uma das primeiras "prima ballerina" soviéticas e uma das estrelas do ballet Bolshoi, morreu hoje em casa aos 102 anos, anunciou o Teatro Bolshoi.

"O Bolshoi, bem como todos os representantes do ballet russo choram" a morte de Semenova, como explicou o director-geral do Bolshoi, Anatoli Iksanov, diz a agência de notícias russa RIA Novosti.

Classificada por Iksanov como "uma lenda que escreveu as melhores páginas do Bolshoi", a bailarina nasceu em 1908 e estreou-se publicamente em 1925 no Teatro Kirov de São Petersburgo, no ballet "La Source" do francês Léo Delibes.

Em 30 chegava ao Bolshoi, onde se tornou um ídolo para o público de Moscovo ao dançar os clássicos "Lago dos Cisnes", "Giselle" ou "La Bayadère", em cuja interpretação a força é destacada. Tinha, segundo o crítico de dança Alexandre Firer, citado pela RIA Novosti, qualidades muito raras das grandes bailarinas: "um brilho majestoso e braços ágeis e expressivos".

Não foi só o público de Moscovo que assistiu à dança de Semenova - em digressão, passou pela Grande Ópera de Paris, por exemplo. Mas sempre se manteve arredada da cena pública e dos média, fugindo às entrevistas.
Deixou de dançar em 52 e dedicou-se ao ensino, formando as jovens bailarinas do Bolshoi. Recebeu em 75 o título de "artista popular da URSS" e só aos 96 anos se reformou definitivamente. Quando cumpriu cem anos, o Bolshoi celebrou a data com um grande festival.
http://ipsilon.publico.pt/