FASHION

Issa. A marca que veste celebridades e a
futura rainha de Inglaterra

por Nelma Viana
02.12.2010

Kate Middleton oficializou o noivado com o príncipe William num vestido da marca brasileira. Segue-se o de casamento

Tanta roupa e nada para vestir! O sentimento, arriscamos, é transversal à maioria das mulheres. Mas se umas se contentam com aquilo que têm no armário, outras há que vão mais longe, arregaçam as mangas e constroem a alternativa de raiz. Daniella Helayel (foto) é uma dessas mulheres. Num dia em que nada lhe assentava bem, sentou-se à mesa e em poucos minutos desenhou o esboço daquele que seria o seu primeiro vestido com assinatura própria. "Queria vestir qualquer coisa que me fizesse sentir confortável e glamorosa e que, ao mesmo tempo, pudesse ser usada no trabalho e numa saída à noite", relata, na sua página oficial.

Dois anos depois, em 2001, a designer brasileira apresentou a primeira colecção em Paris, Nova Iorque e São Paulo. Nascia assim a marca Issa London. Issa, explica Helayel, é o seu "segundo nome, mas funciona melhor a nível comercial". London é o acrescento que adivinha a localização da casa-mãe que acolhe a marca.

A brasileira, radicada em Chelsea há já vários anos, acredita que o segredo do seu sucesso - e já lá vamos - se deve ao facto de, "por ter uma equipa maioritariamente composta por mulheres", as colecções resultarem em modelos que favorecem o corpo feminino e que, por isso mesmo, se vendem como pãezinhos quentes.

Os preços não apelam à exclusividade típica das grandes marcas, mas nem por isso passaram despercebidos a Madonna, Kylie Minogue, Paris Hilton, Scarlett Johansson e até mesmo a membros da (futura) realeza britânica.

O vestido azul na fotografia à esquerda, denominado Sapphire, tem a assinatura Issa e foi o escolhido por Kate Middleton para o anúncio oficial do noivado com o príncipe William, sucessor ao trono de Inglaterra. O modelo original custa cerca de 450 euros e esgotou em menos de 24 horas depois do comunicado do casal real. "Desde o anúncio do noivado que estamos a ser inundados com pedidos ligados à Issa", disse à "Vogue" Averyl Oates, director de compras da loja britânica Harvey Nichols, onde a marca está representada. "O vestido usado por Kate esgotou imediatamente. Issa é uma das marcas que vendemos mais", confirmou.

Com os modelos esgotados em todas as boutiques da marca, a alternativa é a internet. Mas também no site de compras online Net-a-Porter, o Sapphire já não está em stock e, agora, quem quiser um igual, tem de se inscrever numa lista de espera que já conta com umas quantas centenas de pedidos.

A solução: procurar no mercado de retalho low cost. As marcas brancas de roupa apressaram-se a responder à procura com imitações que não ultrapassam os 20 euros. O site Ingenue foi o primeiro a lançar a promessa do "vestido princesa" por 100 euros. A oferta parecia adequada - já com cerca de 300 euros de desconto em relação ao original -, mas foi ultrapassada pela marca F&F, que baixou o preço do mesmo vestido para uns simpáticos 24 euros. Escusado será dizer que também nestas duas casas não ficaram exemplares para contar a história.

Foi então a vez de a cadeia britânica de supermercados Tesco acabar com a guerra, com uma reprodução Issa, por apenas 16 euros. Encerrada a discussão do "o meu é mais barato do que o teu", os blogues de moda foram mais além e estenderam a oferta ao "look princesa total" por apenas 100 euros e que inclui uma réplica do vestido, dos sapatos e até do anel de safira e diamantes com que Kate oficializou o compromisso.

Com o casamento marcado para Abril de 2011, Daniella Helayel é apontada como primeira escolha para o desenho e a confecção do vestido de casamento da futura rainha de Inglaterra.

www.ionline.pt/