Livro

Patti Smith: Punk em 300 páginas e com um prémio literário

A cantora Patti Smith ganhou um National Book Award pela obra "Just Kids", na qual recorda a sua relação com Robert Mapplethorpe
por Maria Espírito Santo
19.11. 2010

Para aqueles que vão alimentado a admiração por esta diva punk-rock, saibam que a música não é o seu único talento e que também se podem deliciar a ler um livro da sua autoria que é uma obra premiada. Patti Smith, precursora das canções distorcidas no feminino, viu ontem à noite o seu livro "Just Kids" ser distinguido pelo National Book Award, dentro da secção Não Ficção.

O livro descreve a vida em Nova Iorque nos anos 60 e 70, quando a cidade era (como é hoje, arriscariam muitos) a mais cool e alternativa. Patti fala ainda relação que manteve durante vários anos com o fotógrafo Robert Mapplethorpe. Os dois conheceram-se em Nova Iorque e iniciaram uma relação que se tornou conturbada, apesar de terem sempre mantido a amizade. Apesar de circular num ambiente underground, Mapplethorpe fotografou grandes artistas da época como Andy Warhol, David Hockney e a própria Patti Smith. Mapplethorpe acabou por morrer com sida em 89.

Apesar de Patti ser amplamente conhecida como cantora, antes dos discos e dos palcos trabalhou em fábricas e livrarias. Também colaborou com a Mark'’s Poetry Project, onde escrevia e fazia recitais. Publicou ainda alguns artigos sobre rock na revista "Cream" e escreveu canções para outros artistas.



"Quando trabalhava na livraria Scribner, sonhava em escrever um livro" - explicou Patti, depois de receber o prémio - "Costumava pensar em como seria receber um National Book Award. Muito obrigada por me terem deixado descobrir". A cantora também fez questão de destacar o seu gosto pela literatura e de pedir às pessoas que nunca deixem de ler livros.



A cerimónia realizou-se na quarta-feira à noite em Nova Iorque e apresentada pelo comediante Andy Borowitz. Entre os restantes premiados estão Jaimy Gordon na categoria de ficção com "Lord of Misrule", sobre o mundo dos cavalos de corrida. Na poesia, destaca-se Terrance Hayes com "Lighthead". Quanto à literatura infantil, a vencedora foi Kathryn Erskine com "Mockingbird".

Além da distinção, os premiados ganharam uma estatueta em bronze e levaram para casa um cheque no valor de 7400 euros.
http://www.ionline.pt/