Italia

Berlusconi ordenou a colocação de genitais
em estátuas com quase dois mil anos


19.11.2010
O primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi, ordenou o restauro de duas estátuas milenares de mármore, que representam Vénus e Marte, uma decisão criticada pela oposição e pelos restauradores de arte.
.
As duas estátuas, que estão no Palacio Chigi, sede da presidência do governo italiano, sofreram um restauro que custou 70 mil euros, para devolver os braços a Vénus e o pénis a Marte.
.
O conjunto escultórico representa o deus da Guerra e a deusa do Amor, data do ano 170 depois de Cristo e foi descoberto em 1918 em Ostia, perto de Roma.
.
O restauro foi noticiado pelo jornal La Republica e já criticado pela oposição de Berlusconi por ter custado 70 mil euros, num momento em que se anunciam cortes nos investimentos na cultura e no apoio ao património artístico.


O ministro da cultura de Itália, Sandro Bondi, já saiu em defesa de Berlusconi e desvalorizou a polémica referindo que as partes das estátuas que foram restauradas podem voltar a ser removidas sem qualquer prejuízo, já que estão fixadas com ímanes.
www.ionline.pt/