MODA

A moda ganha uma polémica, os transexuais ganham um ícone

por Luís Leal Miranda
03.08.10

Lea T, filha de Toninho Cerezo, ex-Internacional brasileiro, é o primeiro transexual a protagonizar a campanha de uma grande marca

O quarto dos três filhos do ex-internacional brasileiro Toninho Cerezo é uma top model. Esta frase é tão confusa como verdadeira e a conclusão que anuncia foi motivo de polémica esta semana. O parágrafo seguinte explica tudo.

A marca de roupa e cosméticos Givenchy anunciou no final de julho a nova cara para a campanha Outono-Inverno, uma novidade que deixou em estado de choque o mundo da moda e a casa de um antigo jogador da Roma e da selecção brasileira.

Lea T, a embaixadora da marca francesa, já foi Leandro, filho do jogador de futebol conhecido dentro do campo como "capitão da paz". Nascido numa família católica de quatro garotos, Leandro deixou se ser reconhecido pelo pai quando decidiu mudar de sexo "Só tenho três filhos", respondeu Cerezo quando soube da boa-nova.

As reacções no mundo da moda foram tão ásperas como a de Toninho, ou mais: questionou-se a escolha do director criativo da marca e choveram acusações de que o reputado Riccardo Tesci estaria apenas a tentar chocar.

Aos 28 anos, Lea vive em Milão e está a terminar o curso de Medicina Veterinária. É o primeiro transexual a posar para a campanha de uma grande marca.

A sua escolha, justificou Tesci, deve-se a um físico que permite "exemplificar perfeitamente a dicotomia entre o masculino e o feminino, que queria mostrar".

Lea T fez alguns trabalhos como modelo ainda enquanto Leandro, mas ao chegar aos castings, contou à "Vogue" francesa, era muitas vezes confundida com uma mulher.
Em casa, Toninho sempre disse haver alguma coisa de estranho com o filho e a determinada altura, recorda Lea, pôs a família a rezar para que Leandro fosse "apenas gay".
www.ionline.pt/