CABELO

Granny Chic, a tendência deste Inverno chega até aos cabelos
04.08. 2010

Cada vez que uma celebridade é apanhada pelas objectivas com o menor resquício de raízes brancas, num breve descuido capilar, as mulheres à volta do mundo regojizam-se e comentam o escândalo, “Afinal ela é como nós”.

A ditadura que expulsa os cabelos cinzentos dos cânones de beleza feminina parece agora ter ganho novos contornos. O cinzento esbranquiçado, platinado ou a puxar para o violeta, bem à moda da avó tradicional, anda agora no cabelo de famosas que marcam tendência.

Lady Gaga fez capa da Vanity Fair com longos cabelos prateados. Kelly Osbourne mostrou em primeira mão no Twitter o seu penteado curto em tons violeta. Pixie Geldof não hesitou, na hora em que quis mudar o seu louro habitual “Pus descolorante no cabelo e pronto, apareceu esta cor. Foi totalmente radical. Nem quis mudar o tom para rosa ou outra cor. O cinzento que surgiu pareceu-me genial!”.

Genialidade que alastrou a modelos ( Kristen McMenamy na capa da Dazed and Confused), apresentadoras (Ruby Rose da MTV Australia) e bloggers de moda, entre elas a miúda mais fashion do momento – Tavi Gevinson de 14 anos, que marca presença no mundo da moda com o seu blogue Style Rookie, seguido por mais de 50 mil pessoas.

A tendência não parece ser sinal de qualquer reinvindicação feminista sobre o envelhecer com estilo. Afinal, todas elas têm menos de 30 anos e os tons cinzentos não são sinal de passagem do tempo, mas sim de uma moda passageira.
O look Granny Chic incentiva as mais atentas a vasculhar no armário da avô, onde se podem encontrar os padrões e cortes retro mais apetecíveis da estação.
A tendência que parece estar por detrás desta moda vai da roupa aos sapatos (vejam-se os saltos médios que começam a reaparecer nas vitrines) e a todo o tipo de design de interiores que marca o sucesso do mobiliário vintage e em segunda mão.
http://www.ionline.pt/