MITOLOGIA

A savana sagrada

por Sastre Reis
05.2010

Agimuxa é uma estranha criatura, que percorre o imaginário do continente mãe, desde os tempos ancestrais e míticos.

A grande vantagem de Agimuxa sobre o Homem é que Agimuxa vê pelos pés. Tem uma nítida percepção do terreno que pisa.

Mas tem uma grande desvantagem: não consegue ver mais além, pois os seus olhos estão ao nível do solo.

Agimuxa foi morto por Gamab, Senhor do céu do mundo e do destino do Homem·, o grande arqueiro, portador do arco sagrado e Senhor das flechas.

Tsui goab, senhor da magia, da chuva e do trovão, inunda, para aplacar a sua fúria, a terra com água do céu e ilumina o céu com raios, fazendo troar sobre a terra o eco do trovão. A sua violência é a essência da vida.

Quando a sua fúria se desvanece o verde floresce e a Terra torna-se num local aprazível.

Heitsi eibib é o grande guerreiro e caçador. Graças a ele a Humanidade libertou-se de Ga gorib, monstro descomunal, morto por Heitsi eibib, que o esmagou com uma pedra.

Foi também Heitsi eibib que salvou o 1º Homem, quando este foi devorado por Hai uri, uma criatura saltitante que tinha apenas um lado do corpo e que devorava tudo o que encontrava no seu caminho, sempre em busca da sua outra metade.

O grande guerreiro-caçador retirou o 1º Homem do estômago do monstro e ressuscitou-o.

O dono de todos os monstros é Gunab, senhor do mal, que habita não na savana, na selva ou no deserto, mas no coração dos Homens.

É o arqui-inimigo de Gamab, embora os mais velhos digam que nasceram do mesmo ovo, depositado no Kunene, por uma estranha ave de plumagem dourada, que trouxe o mel para a Terra.

Hoje outros males povoam a Terra. A grande savana é ameaçada e os Homens são escravos de Gunab.

Mas nas terras do fim do mundo, algures no continente mãe, os grandes guerreiros-caçadores continuam a sobreviver, debaixo do olhar atento de Gamab e dos grandes feiticeiros
http://tudoehassunto.blogspot.com/