LIVRO

Arthur Bispo do Rosário - a poética do delírio

Autora - Marta Dantas

Editora Unesp

Historiadora resgata relação entre arte e loucura na obra do artista Arthur Bispo do Rosário

Uma trajetória composta pela esquizofrenia, paranóia, inspirações que alegam outro sentido à vida, emoção. Essa é a história do artista Arthur Bispo do Rosário. (Foto: estátua do artista em sua terra natal, Japaratuba - SE)

Sergipano descendente de negros católicos, passou boa parte de sua jornada desenvolvendo objetos como miniaturas, escritos, vestimentas, bordados e seu principal trabalho, o Manto da apresentação (foto).

Inspirada na relação entre a arte e a loucura, Marta Dantas resgata, em Arthur Bispo do Rosário - a poética do delírio, a vida e obra do artista falecido em 1989 e revela o objetivo de Rosário como análogo ao seu projeto surrealista: a vida transformada em arte.

Articulando Ciências Humanas, Estética e História da Arte, este lançamento da Editora Unesp trabalha com uma perspectiva que transcende o convencional, com base nas trilhas nebulosas e rastros biográficos do artista, a fim de extrair seus temas, materiais, técnicas, tendências estilísticas e seus compromissos críticos que autodefinem sua singularidade.

Em busca das interpretações do imaginário coletivo, Marta Dantas recorre ao desvio do olhar técnico do espectador em função de uma percepção mais familiarizada à obra de Bispo, caracterizada por sua intensa expressividade.

Questiona, portanto, sua categorização como arte racionalista, que tem como referência a racionalidade artística.

Em “A poética do delírio”, Marta Dantas trabalha justamente com o desvio da racionalidade artística e a própria relação entre a arte e a vida.

Colaborou – Ieda Estergilda de Abreu