SÉRIES

The Good Wife

Ridley Scott ainda acredita em boas mulheres

por Diana Garrido
14.09. 2010


Está a dar que falar e estreia hoje na Fox Life. A série, nomeada para nove Emmy e vencedora de um Globo de Ouro, tem sexo, mentiras, julgamentos e caras conhecidas

Alicia Florrick é uma boa esposa. A mulher perfeita que aguenta estoicamente as humilhações públicas provocadas pelo mau comportamento do marido, Peter, Procurador Geral caído em desgraça.

Acusado de corrupção e enredado num escândalo sexual envolvendo prostitutas e dinheiro público, Peter Florrick assume o adultério mas nega abuso de poder numa conferência de imprensa. Alicia, boa mulher, fica ao lado do marido, sob os flashes das máquinas e as câmaras de televisão. Seis meses depois, surge uma nova mulher, disposta a recuperar a carreira de advogada, interrompida há mais de 13 anos para se dedicar ao marido e aos filhos. E é a partir daqui que "The Good Wife" se torna uma série de advogados, com casos difíceis, juízes mais ou menos tresloucados, julgamentos, testemunhas que nem sempre dizem a verdade e investigações arriscadas, levadas a cabo pela implacável Kalinda (Archie Panjabi), uma das melhores personagens da série (para quem gosta de personagens irónicas e com pouca paciência para sorrisos ou simpatias).

Ao mesmo tempo que tem de provar que é melhor do que o seu concorrente directo, um jovem acabado de sair da faculdade de direito com sede de vencer, Alicia suporta as reviravoltas que o caso do marido vai sofrendo. Sozinha, enfrenta a opinião pública, os media, os clientes da firma e a educação e sustento dos dois filhos. Uma canseira, portanto.

Quem é quem
Lembra-se do Big, da série "Sexo e a Cidade", o homem que fez a vida negra a Carrie Bradshaw, que ora gostava muito dela, ora debandava em grande estilo? Esse mesmo. O actor chama-se Chris North e é o mesmo que interpreta Peter Florrick, o promotor a caminho do declínio, de "The Good Wife". Alicia Florrick é Julianna Margulies, vencedora do Globo de Ouro para Melhor Actriz, em 2010, nomeada para os Emmy - uma das nove indicações que a série recebeu -, e dona das sobrancelhas mais bem delineadas da história da televisão. Margulies foi em tempos uma dedicada enfermeira na série "ER - Serviço de Urgência", quando ainda não tinha vergonha de assumir os seus caracóis, casada com um charmoso médico, interpretado por George Clooney, que apenas ficou na série tempo suficiente para dar nas vistas e saltar para o cinema.

"The Good Wife" conta ainda com Josh Charles ("O Clube dos Poetas Mortos") no papel de Will Gardner, um dos sócios da firma de advogados, e Christine Baranski ("Mamma Mia!"), Diane Lockhart na série, a outra sócia da firma.

Porquê todo o burburinho em torno de "The Good Wife"? Porque é produzido pelos realizadores e irmãos Tony e Ridley Scott. Atenção: é uma boa série, cheia de tramas e bons actores, mas é, na sua essência, mais uma série de advogados, com algumas semelhanças com, por exemplo, "Boston Legal".

Criada por Michelle e Robert King, "The Good Wife" também oferece uma panóplia de advogados que vão rodando a cada episódio, para que haja sempre uma cara nova, assim como um conjunto de juízes interpretados por caras conhecidas da televisão e que provocam aquela reacção "Olha, este! É aquele daquela série... que engraçado!"

Sem querermos ser desmancha prazeres, mas já sendo, aqui o terceiro sócio da firma faz disparates porque, surpresa, sofre de demência. É que a personagem interpretada por William Shatner, em "Boston Legal", também comete várias loucuras e sofre de Alzheimer, ainda que num registo mais cómico.
www.ionline.pt/